O número de casos confirmados de dengue em Minas Gerais cresceu 43% nos últimos sete dias, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde do estado (SES-MG). No mesmo período, o número de mortes cresceu 84%.
Entre 21 e 26 de fevereiro, o número de casos confirmados da doença passou de 75.310 para 108.027, enquanto o número de óbitos subiu de 19 para 35. Outros 311 mil casos e 176 mil mortes prováveis ainda são investigadas pela pasta.
Já os casos confirmados de chikungunya passaram de 16.907 para 21.688 no mesmo período, uma alta de 28%, enquanto o número de mortes quase dobrou (de 4 para 7 óbitos). Outros 33,8 mil casos prováveis da doença são investigados. A zika, outra arbovirose transmitida pela Aedes aegypti, contabiliza 6 casos confirmados e 54 prováveis.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.