O outono se despede nesta quinta-feira, 20 de junho, dando lugar ao inverno que começa oficialmente às 17:51 no horário de Brasília (DF). Com a mudança de estação, Minas Gerais enfrenta tempo seco e se prepara para o frio, que só deve chegar em julho. A nova estação se estende até o dia 22 de setembro.
Para o inverno, a previsão indica que o clima em Minas Gerais continuará semelhante ao do outono, com predomínio de céu claro e grande amplitude térmica diurna – manhãs frias e tardes com temperaturas mais elevadas. Espera-se que as chuvas continuem escassas e os índices de umidade relativa do ar se mantenham baixos à tarde, frequentemente abaixo dos 30%.
O inverno é tradicionalmente o período mais seco do ano, o que pode levar a uma piora na qualidade do ar e aumentar o risco de incêndios e queimadas. Nesta quinta-feira, 738 cidades mineiras estão sob alerta amarelo para baixa umidade, com índices entre 20% e 30%.
Cerca de 86,5% do estado enfrenta esta condição climática, que, apesar de representar baixo risco à saúde, favorece a propagação de incêndios florestais.