Offline
Montes Claros: cesta básica absorve 38% do salário em janeiro
Economia e Finanças
Publicado em 12/02/2025

Foto: divulgação

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou a rede de atendimento para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no Norte de Minas, garantindo assistência a vítimas de acidentes ocupacionais com materiais biológicos e perfurocortantes, além de exposições sexuais consentidas. 

 

Dentre os 20 serviços de saúde selecionados, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, será um dos hospitais que passa a compor essa rede de atendimento. Além dele, outros hospitais, Serviços de Atendimento Especializado (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) passam a integrar essa rede de suporte, distribuídos por municípios das áreas de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

 

“É com grande satisfação que anunciamos a ampliação dos serviços do Hospital Mário Ribeiro, que agora faz parte da rede de atendimento para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no Norte de Minas. Estamos muito felizes em integrar essa iniciativa, que trará benefícios significativos para a população de Montes Claros e de toda a região. A inclusão do nosso hospital nesse atendimento reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, garantindo assistência rápida e eficiente para aqueles que precisam desse serviço essencial. Estamos trabalhando com dedicação para oferecer um atendimento de qualidade e contribuir para a melhoria da saúde pública no nosso estado”, comentou a coordenadora do Serviço de Infecção Hospitalar do HCMR, Suzane Oliveira.

 

A PEP deve ser iniciada o mais rápido possível após a exposição ao risco, respeitando o limite de até 72 horas. A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, enfatiza que “o atendimento de Profilaxia Pós-Exposição a vítimas expostas a acidente ocupacional ou relação sexual consentida deve ser realizado em instituições hospitalares com atendimento 24 horas diárias”.

 

A SES-MG revisará periodicamente a rede de atendimento, garantindo que as unidades selecionadas atendam às necessidades da população conforme a demanda regional e a estrutura de urgência e emergência disponível.

 

Para a definição da rede de serviços que realizam o atendimento de Profilaxia Pós-Exposição a SES-MG considerou quatro critérios: municípios com população maior que 50 mil habitantes; municípios sede de Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento ou Unidade Dispensadora de Medicamentos; municípios com população entre 30 mil a 50 mil habitantes, caso sejam referência para o atendimento de PEP para vítimas de violência sexual pactuado anteriormente; e municípios com população menor que 50 mil habitantes que possuem localização geográfica que impossibilite o atendimento em tempo oportuno para a PEP. 

 

ENCAMINHAMENTOS E CONTINUIDADE DO TRATAMENTO

 

Os atendimentos primários serão realizados nos hospitais credenciados, com encaminhamento para SAEs, CTAs e Unidades Dispensadoras de Medicamentos conforme necessário. É recomendado que os pacientes recebam medicamentos para 28 dias de tratamento da PEP.

 

Os trabalhadores vítimas de acidentes ocupacionais deverão ser encaminhados ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e seus empregadores devem preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

 

Informações de O Norte

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!