Offline
Governador Romeu Zema autoriza construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso
Por Administrador
Publicado em 21/08/2025 11:23
Norte de Minas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai assinar nesta quinta-feira (21/8) a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Manga e Matias Cardoso, no Norte de Minas. A cerimônia de assinatura será realizada em Manga.

A obra, aguardada há décadas pela população, está orçada em R$ 207,49 milhões e promete acabar com os transtornos causados pela atual travessia feita por balsas, que é demorada e prejudica o transporte de pessoas e mercadorias.

Estrutura da ponte

O projeto prevê uma ponte com 1.160 metros de extensão e 13,8 metros de largura, incluindo passagem para pedestres. Além da ponte, serão construídas variantes de ligação com as rodovias MG-401 e MGC-135 e três interseções, garantindo acesso direto a Manga, Matias Cardoso e às comunidades da região, além de pontos de embarque e desembarque para ônibus.

Licitação e consórcio vencedor

O resultado da licitação foi publicado em 26 de julho, no Diário Oficial de Minas Gerais. O valor final teve desconto de 17,98% em relação ao orçamento inicial de R$ 252,97 milhões. Ao todo, seis concorrentes participaram, mas três foram desclassificadas.

A obra será executada pelo Consórcio Ponte Francisco, formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Ltda., sob coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Recursos da reparação da Vale

O investimento será custeado com recursos do acordo de reparação da tragédia de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público estadual e federal, a Defensoria Pública e a Vale, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019.

Benefícios para a região

 

A ponte vai facilitar o deslocamento entre cidades estratégicas como Jaíba, Manga, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, São José das Missões, Itacarambi, Januária, Janaúba e Montes Claros. Além disso, a nova estrutura vai melhorar a integração entre o extremo Norte e o Noroeste de Minas, além de reforçar a ligação com os estados da Bahia, Goiás e Maranhão, por meio da BR-135.

Comentários