Offline
HC celebra marco de 1.908 cirurgias eletivas pelo SUS em outubro
Norte de Minas
Publicado em 08/11/2023

Com informações do Jornal O Norte:

O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), que em 2023 celebrou os seus dez anos de atuação, comemora mais um feito. Só no mês de outubro foram realizadas 1.908 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destas, 1.019 na área oftalmológica e as demais em outras especialidades.

Cristiano Dias Júnior, diretor administrativo dos ambulatórios HCMR/Funorte, diz que é possível fazer atendimento com qualidade e com ótimos resultados. O hospital atende Montes Claros e região, operando com equipamento de ponta e corpo clínico qualificado. Entre as cirurgias se destacam as oftalmológicas, a laqueadura, pterígio e vasectomia. 

“O hospital vem batendo metas dentro do contrato firmado com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do ‘Opera Mais’ e 100% SUS”, pontua o diretor que, para o mês de novembro, estipula mais de 30 cirurgias bariátricas, outra novidade no HC. 

“O Hospital já está fazendo as consultas e pré-cirúrgico dos pacientes que irão se submeter a bariátrica. Acreditamos num aumento progressivo na região, desse tipo de cirurgia”, acrescentou o diretor que aponta como resultado do sucesso o comprometimento da equipe que inclui médicos, colaboradores, funcionários e diretoria do HC e ambulatório do Campus Amazonas. 

Os fundadores do hospital, Ruy e Raquel Muniz, comemoram o feito. A médica Raquel destacou que, em um único final de semana, foram realizados quase 330 atendimentos de consultas pré-cirúrgicas. O esquema de mutirão, segundo ela, está desafogando o SUS e tem funcionado bem.

“Ver a alegria de pessoas que estavam há anos à espera de solução para um problema, não tem preço. A saúde tem pressa e um hospital precisa sempre estar de portas abertas e fazer o que é possível pelas pessoas. Todos os dias quando piso os pés no Campus Amazonas e no hospital Mário Ribeiro, sinto um friozinho bom na espinha. É uma sensação de vitória, de que nós estamos conseguindo mudar a realidade da saúde de Montes Claros e de muitas cidades do Norte de Minas”, afirmou.

A trabalhadora rural, Tânia Queiroz, foi uma das pacientes que encabeçou a lista do mês de outubro e se submeteu a histerectomia. “Há dez anos esperava na fila do SUS por essa cirurgia. Cheguei aqui e fui bem recebida por todos. Não tive medo, eles são bastante profissionais, fui amparada e me deixaram muito à vontade. Fui tão acolhida que hoje estou aqui com a minha filha que veio ter o bebê e escolhemos este hospital “, disse a moradora de Icaraí de Minas. 
 
REALIZAÇÃO 
Pacientes que passaram pelo hospital desde o início do mutirão revelam sua satisfação ao serem recebidos na unidade. 

“Eu nem preciso mais usar óculos. Só tenho que agradecer pelo atendimento. Fui ao meu posto de saúde no Major Prates e fiquei seis meses esperando uma cirurgia. Quando me chamaram ao hospital foi tudo muito rápido. Fiz o risco cirúrgico, a cirurgia, e estou enxergando muito melhor”, comemora Ranulfo Magalhães que fez a cirurgia de Catarata.

A manicure e cabeleireira, Janaína Oliveira, se internou para fazer a laqueadura e dois dias depois já estava em casa para cumprir o repouso. 

“Me chamaram, fiz o risco cirúrgico e pude escolher entre três datas para a cirurgia. Tive apenas uma dor de cabeça que logo foi sanada. Fiz o repouso e com 20 dias não estava sentindo mais nada. A comida é boa, o hospital muito limpo e o atendimento foi ótimo. Estou satisfeita”, finalizou.

Comentários