Ao completar dez anos de existência em 2023, o Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro (HC), que celebrou várias conquistas, encerra o ano com mais uma vitória. No Estado de Minas Gerais, o Hospital é o número um em cirurgias oftalmológicas pelo SUS. Para a diretora e médica Raquel Muniz, o resultado é fruto do comprometimento da equipe e sobretudo do seu fundador Ruy Muniz que acreditou que o sonho era possível.
“É um ranking divulgado pelo Ministério de Saúde e ser o número um de Minas Gerais demonstra que seguimos fazendo história e cuidando da saúde das pessoas que mais precisam em Montes Claros e no Norte de Minas”, afirmou Raquel, agradecendo aos colaboradores que cumprem a missão de transformar vidas. “ Ficamos orgulhosos com a notícia que recebemos”, disse.
A médica Luciana Santana explica que esse foi um desafio vencido em parceria com o Hospital Hilton Rocha, de Belo Horizonte.
“Temos profissionais de ponta, uma equipe de enfermagem extensa, com assistência completa para a região Norte de Minas. É um serviço que vem sendo referência há algum tempo. Opera-se muitos pacientes com um baixo índice de complicações pós-operatórios, além de contar com uma linha de cuidados”, destacou Luciana, que também integra a diretoria do hospital.
Salustiano Ferreira, morador do Jardim Palmeiras, em MOC, relata que precisava da cirurgia, mas chegou a ficar temeroso e tinha dúvida quanto a se submeter ou não ao procedimento. O sinal veio dos céus. Rezou e pediu a Deus para abençoar o caminho e este o levou ao HC.
“Eu não tinha muita coragem para fazer, mas Deus me abençoou, eu criei coragem, fiz o repouso completo como é exigido e agora estou enxergando bem melhor”, disse, acrescentando que o atendimento diferenciado contribuiu para o bom resultado. “Fiquei muito feliz. Indico a todas as pessoas que necessitam desse atendimento e que Deus continue dando sabedoria aos médicos “, declarou.
Francisco Virgíneo Sobrinho, morador do bairro São Judas, conta que já passou pela segunda operação e está muito bem. “Foi rápido e estou satisfeito. Quem quiser ficar com a vista boa, venha aqui que tudo dá certo”, indicou o operado, ao lado do filho Francisco Souza, que fez questão de acompanhá-lo ao hospital. “Senti segurança na equipe, ele foi tratado com muita atenção e a cirurgia foi promissora”, ressaltou o filho.
Enquanto aguardam a sua vez, os pacientes ouvem música ao vivo, com artistas locais ao piano e tem um lanche a disposição, com café, sucos, biscoitos e água saborizada que ajudam a combater as altas temperaturas e manter a energia. Cleonice Silva, a conhecida Pretinha, é uma das colaboradoras que tem a cara do HC e contribui para que o hospital tenha o título de “humanizado”. Nos corredores e na recepção é uma das primeiras a receber os pacientes e direcioná-los ao atendimento. Sempre com sorriso largo e disposição, declara: “é gratificante poder receber a todos com alegria e saber que eles confiam em nós”.