Offline
Campanha de Vacinação contra a Poliomielite Inicia no Norte de Minas
27/05/2024 07:19 em Norte de Minas

A distribuição de doses da vacina contra a poliomielite começou na última quinta-feira (23) para diversas cidades do Norte de Minas. A campanha nacional de vacinação contra a doença tem início na próxima segunda-feira (27) e se estenderá até o dia 14 de junho.

Conforme informações da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), foram repassadas 17,4 mil doses da vacina para 54 cidades da região. Essas doses serão utilizadas para completar os estoques dos municípios, com a expectativa de vacinar 1,4 milhões de crianças em todo o Estado.

A poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar consequências graves como perda de movimentos, dificuldades na fala, alterações no desenvolvimento e até paralisia completa dos membros.

Para atingir a meta de vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos, os municípios devem adotar estratégias variadas para reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e garantir homogeneidade. "Os profissionais das secretarias municipais de saúde conhecem a realidade dos territórios onde trabalham e, por isso, devem adotar as estratégias mais adequadas para alcançar as crianças que precisam ser vacinadas", afirmou Agna Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS.

O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989, e em 1994, o país recebeu a certificação de erradicação da circulação do poliovirus selvagem. Contudo, em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas classificou o Brasil como um país de alto risco para a reintrodução do vírus. A vacinação das crianças é crucial para prevenir o retorno da doença.

Distribuição das doses por cidade:

  • Montes Claros: 3 mil doses
  • Janaúba: 1 mil doses
  • Porteirinha e Rio Pardo de Minas: 925 doses cada
  • Salinas: 775 doses
  • Jaíba: 700 doses
  • Bocaiúva: 650 doses
  • Monte Azul e Espinosa: 575 doses cada
  • Coração de Jesus, Mirabela e São João do Paraíso: 500 doses cada

As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação e pedem que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para receberem a imunização durante o período da campanha.

COMENTÁRIOS